Sabará terá campanha de vacinação antirrábica em agosto e setembro

Sabará terá campanha de vacinação antirrábica em agosto e setembro

Sabará terá campanha de vacinação antirrábica em agosto e setembro
Foto: Divulgação

Nos meses de agosto e setembro, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoverá a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos do município. A previsão é que 20 mil animais sejam vacinados.

Em agosto, a campanha será realizada na área rural da cidade. Agentes do CCZ visitarão as residências da localidade, onde os animais serão vacinados. Já em setembro, a campanha acontecerá na área urbana. O cronograma da vacinação será divulgado no final de agosto.

Por que é importante vacinar contra a Raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. Também pode ser transmitida pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia. Podem ocorrer linfadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas sobre a campanha de vacinação, entre em contato com o CCZ pelo telefone (31) 3674-6295.