Festival de Robótica – Equipes Turma do Bob, Amigos Droids e Turbon conquistam primeiros lugares das categorias FLL, FTC e F1 e vagas na etapa nacional

Dez 2, 2024 - 15:32
 0
Festival de Robótica – Equipes Turma do Bob, Amigos Droids e Turbon conquistam primeiros lugares das categorias FLL, FTC e F1 e vagas na etapa nacional
Fotos: PlayP e Amanda Koide

A etapa Regional Minas Gerais do Festival SESI de Robótica, realizada nos dias 29 e 30 de novembro no Centerminas Expo, foi um verdadeiro espetáculo de criatividade, inovação e talento. Jovens de todo o estado mostraram sua competência em competições emocionantes que destacaram o melhor da robótica.

 

Na categoria FLL, as equipes Turma do Bob, Guardiões do Império e Uai Sô conquistaram os três primeiros lugares. Já na FTC, os destaques foram Amigos Droids, Starbots e Tech Bros. “É a realização de um sonho, pois estou em meu último ano de robótica”, afirmou Daniel Filho, de 18 anos, aluno da Escola SESI São Paulo e membro da equipe Amigos Droids. “É muito gratificante poder demonstrar nosso trabalho com tanto sucesso”, disse, empolgado com a classificação para a etapa nacional. “A nossa expectativa é muito forte e nossa missão é levar o nome de Minas Gerais para o Brasil e, se der tudo certo, para o mundo”, ressaltou, com entusiasmo.

 


Por fim, na F1, os troféus ficaram com as equipes Turbon, Black Cygnus e Pacce Scuderia. Felipe Wernick, da Escola SESI Barreiro e membro da Pacce Scuderia, celebra a conquista de sua equipe. “É a primeira vez que participamos de uma regional e ser classificado para a etapa nacional é muito emocionante. É algo que nós realmente não esperávamos, pois enfrentamos equipes antigas e mais preparadas. Estamos em choque ainda, mas muito felizes. Sabemos que para a próxima temos que trabalhar bastante para melhorar nossos pontos fracos, traçar novas rotas e para assim obtermos um bom resultado”, afirmou.

 

Todos os vencedores garantiram vagas para a etapa Nacional, que acontecerá em março de 2025, em Brasília, além de alimentar o sonho de representar o Brasil no festival mundial nos Estados Unidos.

 


O evento, que integrou a temporada 2024-2025 intitulada “DIVE – Mergulhe em um Oceano de Inovações”, desafiou os participantes a explorarem soluções para a preservação e uso sustentável dos oceanos, aplicando conhecimentos em STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Ao todo, 75 equipes, representando 57 escolas, sendo 32 da Rede SESI-MG, 4 particulares, 21 públicas, 2 ONGs e 2 equipes de garagem, totalizando 600 competidores.

 

O Festival, aberto ao público, contou com palestras e oficinas gratuitas e reforçou o compromisso do SESI-MG com a formação de jovens para os desafios do futuro e com a sociedade. “É uma chance para ele vivenciar uma nova realidade, focada em tecnologia e inovação”, emocionou-se Annabel de Oliveira, eletricista que visitou o festival com seu filho Juan, de apenas 5 anos. “Quem sabe, um dia ele poderá integrar uma equipe de robótica”, completou. O evento também contou, por meio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com apresentações da Spo Bateria e Uai Soundsystem.

 


A coordenadora de Inovação e Tecnologias Educacionais do SESI-MG, Mariana Rodrigues Alves de Souza, destacou o impacto transformador da robótica educacional: “A robótica vai muito além de construir ou programar robôs. Com ela, estimulamos criatividade, resolução de problemas, inovação e pensamento crítico. Competições como essa qualificam e empoderam os jovens, preparando-os para carreiras futuras e para a vida”.

 

Flávia Bento, gerente de Educação Básica do SESI, ressaltou o pioneirismo da instituição ao investir no ensino de robótica. “Estamos formando jovens diferenciados, capazes de desenvolver habilidades que outros estudantes, muitas vezes, não têm oportunidade de explorar. Desde cedo, eles são desafiados a resolver problemas reais da sociedade, ou que os tornam mais inovadores, críticos e prontos para contribuir de forma significativa em suas áreas de atuação”, comentou.

 

Além da competição, o evento é uma celebração da educação como ferramenta transformadora. As equipes vencedoras terão a oportunidade de inscrever seus projetos na etapa internacional da Olimpíada do Oceano, contribuindo para a conscientização e preservação ambiental em escala global.

 


Ao final, o Festival SESI de Robótica reafirmou seu papel como ponte entre o presente e o futuro, ao incentivar novas gerações a assumirem o papel de líderes, inovadores e agentes de mudança em um mundo cada vez mais tecnológico e sustentável.

 

O Festival SESI de Robótica – Regional Minas Gerais foi uma realização do SESI-MG, com patrocínio Ouro as Metadil, Una, Clube SESI, SENAI-MG e Grupo Smart Acesso. O patrocínio prata Exxer, Minas Brasil e Fuzzymakers. Patrocínio bronze Positivo e Educacional e Samsung SDS.

Para conferir as fotos do Festival SESI de Robótica – Regional Minas Gerais acesse o Flick do Sistema FIEMG.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow