Parceria entre ArcelorMittal, Belgo Arames e Associação Mãos Amigas impulsiona reciclagem e gera renda em Sabará

Iniciativa promove desenvolvimento sustentável, contribui para a economia circular e beneficia diretamente 13 famílias de catadores

Mai 15, 2025 - 14:53
 0
Parceria entre ArcelorMittal, Belgo Arames e Associação Mãos Amigas impulsiona reciclagem e gera renda em Sabará

Desde fevereiro de 2024, a ArcelorMittal mantém uma parceria com a Associação Mãos Amigas, localizada em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, com foco na destinação correta de resíduos recicláveis e na promoção da inclusão social. Somente em 2024, foram destinados mais de 31 mil quilos de materiais recicláveis, número que tende a crescer com o aumento da produção na unidade. Atualmente, 13 famílias são diretamente beneficiadas, com geração de renda por meio da venda dos recicláveis. 

A iniciativa surgiu a partir do apoio da ArcelorMittal à Associação no processo de regularização junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), permitindo que o grupo atendesse às exigências legais para o recebimento de materiais recicláveis. Após um diagnóstico das necessidades da organização, foi iniciado o envio de resíduos como papelão, plásticos e, a partir deste mês, também eletroeletrônicos. 

"Acreditamos que o desenvolvimento sustentável passa pela valorização de parcerias como essa, que geram impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para a vida das pessoas. Apoiar a Associação Mãos Amigas é também fortalecer a economia circular e a inclusão social em nossa região”, destaca Lucíola Santos,  Analista Ambiental da ArcelorMittal.

 

A parceria também contempla ações de educação ambiental, como o projeto "Lixo Nosso de Cada Dia", que visa engajar a comunidade na separação e reaproveitamento dos resíduos.

 

A Belgo Arames, que compartilha o mesmo site em Sabará, recentemente aderiu à iniciativa, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade e passa a encaminhar seus resíduos recicláveis para a Associação Mãos Amigas. 

"Esse é mais um importante passo rumo à nossa meta de Aterro Zero até 2030, pois a parceria com a Associação Mãos Amigas possibilita gerar impacto positivo: além de gerar renda para as famílias atendidas, a ação contribui para a economia circular e para mitigar os impactos ambientais”, conclui o Analista Ambiental da Belgo Arames, Wander Luz.

 

A triagem dos resíduos começa com a separação nas unidades industriais, que disponibiliza coletores e realiza campanhas de conscientização para os colaboradores. Os materiais são então enviados ao galpão da Associação, a apenas 6,5 km de distância, onde são selecionados e preparados para comercialização.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow