Governo de Minas conclui obras de recuperação de aterros e constrói novas variantes na MGC-262, na RMBH, beneficiando mais de 180 mil pessoas

O investimento de R$ 2,2 milhões da AngloGold Ashanti possibilitou a realização do projeto.

Set 10, 2024 - 20:57
Set 12, 2024 - 12:43
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Governo de Minas conclui obras de recuperação de aterros e constrói novas variantes na MGC-262, na RMBH, beneficiando mais de 180 mil pessoas

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), finalizou as obras na MGC-262, entre Caeté e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). As obras incluíram a construção de duas variantes e a recuperação de aterros, resolvendo os problemas de tráfego em meia pista.

O projeto, realizado com um investimento de R$ 2,2 milhões da AngloGold Ashanti, foi possível graças a um convênio com o Governo de Minas e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

Características

O trecho do km 286 tem 311,39 metros de comprimento, com duas pistas de 3,50 metros cada, dois acostamentos de 0,25 metros e dois dispositivos de drenagem de 0,60 metros.

A variante do km 289,5 possui 259,641 metros de comprimento, com duas pistas de 3,50 metros, dois acostamentos de 0,50 metros e dois dispositivos de drenagem de 0,70 metros.

Essas variantes estão próximas à mina de Cuiabá, que é a mais profunda do Brasil, com acesso por veículos e elevador.

A MGC-262 é uma rodovia com tráfego intenso, contabilizando cerca de 20 mil veículos por dia, sendo 20% caminhões pesados.

As melhorias beneficiarão cerca de 180 mil pessoas da região e servem como uma alternativa à rodovia BR-381.

Anderson Tavares Abras, diretor de Construção do DER-MG, ressaltou que as obras vão proporcionar melhor qualidade de vida e segurança aos usuários da rodovia, além de impulsionar a economia regional.

“Esta é mais uma realização do Provias para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, fruto de uma parceria com o setor privado que contribui para o avanço da infraestrutura viária em Minas Gerais,” afirmou Abras.

Histórico

A erosão nas áreas afetadas foi causada pelo excesso de água das chuvas, que comprometeu o pavimento e restringiu o tráfego a uma faixa. As intervenções incluíram terraplenagem, drenagem, reforço do subleito, pavimentação, sinalização e instalação de dispositivos de segurança viária.

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